Liderança Eficaz

A liderança é percebida em toda a empresa. 

O líder dá ritmo e energia ao trabalho e faz com que as pessoas trabalhem com suas capacidades máximas. 

Uma empresa com líderes efetivos pode conseguir potencialização máxima dos seus recursos humanos e resultados positivos aparecem sob diferentes aspectos:

• Os colaboradores sentem-se mais valorizados: cada um sente que faz a diferença para o sucesso da empresa. A diferença pode ser pequena, mas não é isso que importa: as pessoas sentem que o que fazem, tem sentido e significado para o resultado de todos. 


• A aprendizagem e a competência são valorizados: os líderes eficazes valorizam a evolução contínua, a atualização do conhecimento e o crescimento de seus pessoal e profissional dos seus colaboradores. 



• Os colaboradores sentem-se parte de um todo: onde há liderança efetiva, há equipe, há um sentimento de "família", de unidade. Mesmo que as pessoas sejam muito diferentes umas das outras, sentem que constituem um time, e todas compartilham um sentimento de "comunidade". 


• O trabalho é entusiasmante: onde há líderes eficazes, o trabalho é estimulante, desafiador e divertido. É aqui que se caracteriza a potencialização da força humana. As pessoas são "puxadas" ao invés de "empurradas" em direção às metas. O estilo do líder que "puxa" atrai e energiza as pessoas e as encoraja a buscarem uma visão entusiasmada do futuro. Esta é uma habilidade do líder que requer ajustes às diferentes expectativas de seus colaboradores. O líder deve ser capaz de construir visões de futuro com conceitos que gerem identificação com o que cada colaborador busca como realização pessoal.