Importância da Leitura

A leitura é essencial para a aprendizagem.

Consequentemente, para o nosso desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional. 

Através da leitura e do acesso à novas informações podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, acompanhar a evolução do mundo moderno e  fazer uma interpretação pessoal de tudo que acontece a nossa volta. A leitura, além de favorecer o aprendizado de conteúdos específicos, aprimora a escrita.

Através da leitura rotineira, o conhecimento se consolida. Dúvidas que temos ao escrever poderiam ser eliminadas pelo hábito de ler. Durante a leitura descobrimos um mundo novo, cheio de coisas desconhecidas. 

O hábito de ler deve ser estimulado na infância, para que desde pequena a criança saiba que ler é algo importante e pode ser prazeroso. A criança que desenvolve o hábito da leitura certamente será um adulto culto, dinâmico e perspicaz.
Saber ler e compreender o que os outros dizem nos difere dos animais irracionais, pois comer, beber e dormir até eles sabem; é a leitura, no entanto, que proporciona a capacidade de interpretação. 

Veja quanta coisa boa a leitura pode lhe proporcionar:  

  • Desenvolve o repertório: ler é um ato valioso para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. É uma forma de ter acesso às informações e, com elas, buscar melhorias para você e para o mundo.
  • Amplia o nosso conhecimento geral: além de ser envolvente, a leitura expande nossas referências e nossa capacidade de comunicação.
  • Aumenta o vocabulário: graças aos livros, descobrimos novas palavras e novos usos para as que já conhecemos.
  • Estimula a criatividade: ler é fundamental para soltar a imaginação. Por meio dos livros, criamos lugares, personagens, histórias…
  • Emociona e causa impacto: quem já se sentiu triste (ou feliz) ao fim de um romance sabe o poder que um bom livro tem.
  • Muda sua vida: quem lê desde cedo está muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida.
  • Facilita a escrita: ler é um hábito que se reflete no domínio da escrita. Ou seja, quem lê mais escreve melhor.